A disciplina visa contribuir na compreensão do fenômeno esportivo à luz da Pedagogia do Esporte. O objetivo central é analisar e discutir temas clássicos e atuais no cenário do esporte competitivo, como a formação e a atuação do profissional, o processo de formação e desenvolvimento de praticantes/atletas e as consequências na vida dos envolvidos.
Em diversos contextos, a prática esportiva tem se tornado cada vez mais presente na sociedade atual, e diversos significados e objetivos são atribuídos ao Esporte. O esporte competitivo é uma dessas manifestações e abarca desde a iniciação ao mais alto rendimento. Apesar dessa natureza multifacetada, a essência do Esporte apoia-se nos princípios educacionais, filosóficos, morais e éticos. Assim, não deveríamos tratá-lo como mero ensino de técnicas, táticas e habilidades ou formar atletas, e cuja única meta seja o resultado ou o produto final, mas alinhá-lo ao processo educativo e formativo no cotidiano de crianças e jovens, que sejam potenciais ou não para o esporte competitivo. Entretanto, os olhares se voltam para aqueles mais habilidosos e talentosos, definidos por meios seletivos e excludentes, em detrimento da oportunidade coletiva. Para atingir a excelência no esporte, por vezes, crianças e jovens são submetidos a condições controversas e equivocadas em busca de uma única meta: ser campeão. Nesse cenário, questionamos os profissionais e demais envolvidos sobre sua preparação e papel pedagógico, seus procedimentos e atitudes frente a um Esporte que poderia ser mais educacional e formativo, e construtor de valores morais e éticos, ou seja, comprometido com os indivíduos que o pratica, ao invés de concentrar na busca pelo resultado imediato.
Panorama geral do fenômeno esportivo na atualidade. Formação profissional no Esporte. Coaching esportivo e o papel do profissional. Processo competitivo no Esporte. Especialização no Esporte. Relacionamento e Poder no Esporte. Motivação, esgotamento e desistência no Esporte. EMENTA: A disciplina visa promover o entendimento do fenômeno esportivo competitivo e provocar discussões e reflexões sobre procedimentos, atitudes, comportamentos e o papel do profissional e demais envolvidos à luz da Pedagogia do Esporte.
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Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
O desempenho do aluno será avaliado nas seguintes tarefas:
1. Organização e participação em seminários (60%) (apresentação de um tema relacionado ao conteúdo da disciplina, se possível, que articule com seu projeto de pesquisa);
2. Leituras prévias para participação nas discussões em sala (20%);
3. Autoavaliação do aprendizado e do processo (20%)*
* APRENDIZADO (como a disciplina contribuiu para o meu aprendizado?). PROCESSO (reflexão sobre o interesse em cursar a disciplina, o envolvimento nas aulas e nas atividades propostas, a realização de leituras complementares).
Conceito A: notas 8,5 a 10,0; Conceito B: 7,0 a 8,4; Conceito C: 5,0 a 6,9; Conceito R: 4;9 e abaixo