Neuropsicologia e Educação: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

5965022-4
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-06-27 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Joana de Jesus de Andrade
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024



A disciplina visa o estudo das relações entre os temas Neuropsicologia e Educação com foco na identificação de contribuições para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem nas relações de ensino. Para tanto, serão efetivados dois momentos distintos: um de estudo orientado acerca do desenvolvimento biológico humano (especificamente sobre o funcionamento cerebral) nas obras de Lev Semionovich Vigotski e Alexander Romanovich Luria, autores de referência da Psicologia histórico-cultural e; em outro momento priorizaremos o estudo das publicações atuais acerca do referido tema em bases de dados consolidadas.


Nas últimas décadas e, em especial na década de 1990 (chamada de Década do Cérebro), diversos segmentos da comunidade científica incentivaram e desenvolveram pesquisas no campo das Neurociências, dado o potencial de desenvolvimento dessa área a todos os campos da atuação humana. A contar pela quantidade de publicações, revistas, livros, conferências etc. que tratam dessa temática, atualmente, poucos espaços de produção acadêmica ignoram os estudos dessa área de conhecimento. Entendo que seja importante oferecer aos alunos que buscam uma pós-graduação em Educação a possibilidade de tomar conhecimento dos estudos do campo das Neurociências com potencial para ajudar a entender – a partir da perspectiva neuropsicológica - o funcionamento mental/cerebral e, consequentemente, os processos de ensino e de aprendizagem na escola.
O tema geral das Neurociências trata do estudo do funcionamento cerebral e pode ser especificado em diversas áreas como a neuroanatomia, neurofisiologia, neuroendocrinologia, neuroquímica, etc. Nessa miríade de composições, a Neuropsicologia tem se constituído como uma área relativamente recente e é marcada pela perspectiva interdisciplinar com interesses diretos no campo educacional. Mas, apesar das convergências que os termos possam conferir a área não é homogênea em termos teórico-metodológicos, por isso, circunscrevemos que a Neuropsicologia que aqui tratamos decorre das produções e desdobramentos dos trabalhos de Lev Semionovich Vigotski e Alexander Romanovich Luria. Esses autores são conhecidos no campo educacional por temas-chave como a questão da mediação, da linguagem e da constituição social. Mas, em menor medida, esses autores são conhecidos por suas contribuições à educação por meio de seus pressupostos neuropsicológicos. Na efervescente ambiência intelectual do início do século XX, esses autores produziram seus trabalhos de forma entretecida às ideias de pesquisadores como I. M. Sechenov, I .P. Pavlov, N. A. Bernstein, P. K. Anokhin, dentre outros. Porém, avançaram quando propuseram temas como o Sistema Funcional Complexo e os chamados Estádios das Crises.
Discutir e entender como se estabelecem os fundamentos psicológicos que sustentam concepções neurocientíficas acerca do desenvolvimento humano é fundamental, principalmente, quando as produções da área refletem palavras de ordem, modos de compreensão e começam a instituir paradigmas no campo educacional. A partir do momento em que as funções de compreender e explicar problemas relativos às relações de ensino são atribuídas ao papel de profissionais da área da saúde, como o neurologista, torna-se necessário que o setor educacional como um todo atente para os limites e as responsabilidades que compõem a profissão. Assim, esta proposta visa oportunizar um espaço de estudos que articule temas básicos sobre o desenvolvimento biológico e psicológico humanos em inter-relação com questões da educação.


Questões biológicas na obra de Lev Vigotski: o funcionamento cerebral e os estudos sobre deficiência.
A Neuropsicologia de Alexander Luria: o conceito de função e as condições de emergência das funções psicológicas superiores.
O Sistema Funcional Complexo: detalhamento sobre as áreas funcionais e a experiência.
Desenvolvimento do cérebro e aprendizado: memória, linguagem e neuroplasticidade.


AMARAL, Ana Luiza Neiva & GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e Educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/DN, 2020.
BROCKINGTON, G., MOREIRA, A. P., & VERESOV, N. Neuroscience and Vygotsky: Putting together contemporary evidence and cultural-historical psychology. In M. V. Alves, R. EKUNI, M. J. HERMIDA, & J. VALLE-LISBOA (Eds.), Cognitive sciences and education in non-WEIRD populations: A Latin American perspective 2022, pp. 11–23 .
BROCKINGTON G., MOREIRA A. P., BUSO M. S., SILVA S., ALTSZYLER E., FISCHER R., MOLL J. Storytelling increases oxytocin and positive emotions and decreases cortisol and pain in hospitalized children. Proc Natl Acad Sci U S A. 2021.
CHRISTONI DA SILVA, M. E.; POLIZEL, A. L. Relação entre as neurociências e educação: impactos para prática docente. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 175–191, 2022.
LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios? – Conceitos Fundamentais de Neurociência. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu. 2010.
LOUZADA, F., MORENO-LOUZADA, L. Qual o lugar das neurociências na educação?. Revista Estudos Culturais, vol. 8, pp. 49-60, 2023.
LURIA, A. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1984.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil - repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília. 2010.
VANTROBA, E. L.; RODRIGUES, M. A. C.; LOPES, G. C. D.; DE SOUSA, N. E.; DA SILVEIRA, F. M.; BARBOSA, F. C.; OH, H. S. Neurociência e educação: propostas e contribuições para a aprendizagem contemporânea. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 4358–4367, 2023.
VIGOTSKI, L. Obras escolhidas, Tomo V. 2011.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
A avaliação será composta pela apresentação de seminário em dupla, com valor de metade da nota (equivalente à 5,0, podendo variar de 0 a 5,0) e serão considerados o domínio do conteúdo, organização e clareza no ato da apresentação. A outra parte da nota será feita por prova escrita (equivalente à 5,0, podendo variar de 0 a 5,0) e serão consideradas a adequação das respostas relativamente ao conteúdo trabalhado em sala e aos artigos de referência. A média será feita pela soma das duas notas, sendo que os valores seguirão a seguinte equivalência nota-conceito: A = 9.0 / 10.0, B = 7.0 / 8.9, C= 5.0 /6.9. O(a) aluno(a) será considerada(a) reprovado(a) se obtiver nota inferior a 5,0.

TIPO DE OFERECIMENTO DA DISCIPLINA:
( X ) PRESENCIAL ( ) NÃO PRESENCIAL

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