Neuropsicologia e Educação: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

5965022-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Joana de Jesus de Andrade
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



A disciplina visa o estudo das relações entre os temas Neuropsicologia e Educação com foco na identificação de contribuições para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem nas relações de ensino. Para tanto, serão efetivados dois momentos

distintos: um de estudo orientado acerca do desenvolvimento biológico humano (especificamente sobre o funcionamento cerebral) nas obras de Lev Semionovich Vigotski e Alexander Romanovich Luria, autores de referência da Psicologia histórico-cultural e; em outro momento priorizaremos o estudo das publicações atuais acerca do referido tema em bases de dados consolidadas.


Nas últimas décadas e, em especial na década de 1990 (chamada de Década do Cérebro), diversos segmentos da comunidade científica incentivaram e desenvolveram pesquisas no campo das Neurociências, dado o potencial de desenvolvimento dessa área a todos os campos da atuação humana. A contar pela quantidade de publicações, revistas, livros, conferências etc. que tratam dessa temática, atualmente, poucos espaços de produção acadêmica ignoram os estudos dessa área de conhecimento. Entendo que seja importante oferecer aos alunos que buscam uma pós-graduação em Educação a possibilidade de tomar conhecimento dos estudos do campo das Neurociências com potencial para ajudar a entender – a partir da perspectiva neuropsicológica - o funcionamento mental/cerebral e, consequentemente, os processos de ensino e de aprendizagem na escola.
O tema geral das Neurociências trata do estudo do funcionamento cerebral e pode ser especificado em diversas áreas como a neuroanatomia, neurofisiologia, neuroendocrinologia, neuroquímica, etc. Nessa miríade de composições, a Neuropsicologia tem se constituído como uma área relativamente recente e é marcada pela perspectiva interdisciplinar com interesses diretos no campo educacional. Mas, apesar das convergências que os termos possam conferir a área não é homogênea em termos teórico-metodológicos, por isso, circunscrevemos que a Neuropsicologia que aqui tratamos decorre das produções e desdobramentos dos trabalhos de Lev Semionovich Vigotski e Alexander Romanovich Luria. Esses autores são conhecidos no campo

educacional por temas-chave como a questão da mediação, da linguagem e da constituição social. Mas, em menor medida, esses autores são conhecidos por suas contribuições à educação por meio de seus pressupostos neuropsicológicos. Na efervescente ambiência intelectual do início do século XX, esses autores produziram seus trabalhos de forma entretecida às ideias de pesquisadores como I. M. Sechenov, I .P. Pavlov, N. A. Bernstein, P. K. Anokhin, dentre outros. Porém, avançaram quando propuseram temas como o Sistema Funcional Complexo e os chamados Estádios das Crises.
Discutir e entender como se estabelecem os fundamentos psicológicos que sustentam concepções neurocientíficas acerca do desenvolvimento humano é fundamental, principalmente, quando as produções da área refletem palavras de ordem, modos de compreensão e começam a instituir paradigmas no campo educacional. A partir do momento em que as funções de compreender e explicar problemas relativos às relações de ensino são atribuídas ao papel de profissionais da área da saúde, como o neurologista, torna-se necessário que o setor educacional como um todo atente para os limites e as responsabilidades que compõem a profissão. Assim, esta proposta visa oportunizar um espaço de estudos que articule temas básicos sobre o desenvolvimento biológico e psicológico humanos em inter-relação com questões da educação.


Questões biológicas na obra de Lev Vigotski: o funcionamento cerebral e os estudos sobre deficiência.
A Neuropsicologia de Alexander Luria: o conceito de função e as condições de emergência das funções psicológicas superiores.
O Sistema Funcional Complexo: detalhamento sobre as áreas funcionais e a experiência. Desenvolvimento do cérebro e aprendizado: memória, linguagem e neuroplasticidade.


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Bases de dados na Rede Mundial de Computadores;
Revistas e Periódicos das áreas de Educação, Psicologia e Educação Especial.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
A avaliação será composta pela participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala, pela apresentação de seminários considerando critérios de clareza, adequação e cientificidade e por prova escrita.

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