Preparação Pedagógica: Docência no Ensino Superior – Fundamentos Teórico-Metodológicos

5965021-5
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

07/11/2024
07/11/2024
2024-10-31 00:00:00

Carga Horária

3 horas
1 horas
5 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsáveis:

Noeli Prestes Padilha Rivas
07/11/2024
07/11/2024
07/11/2024
31/10/2024

Cristina Cinto Araujo Pedroso
07/11/2024
07/11/2024
07/11/2024
31/10/2024



2.1 Propiciar aos estudantes de pós-graduação em educação e demais áreas, stricto sensu, reflexões e análises acerca da formação pedagógica do docente para a educação superior por meio do desenvolvimento de bases teórico-metodológicas, no qual emerge o sentido e papel social da universidade pública brasileira.
2.2 Compreender as diferentes tendências e/ou abordagens pedagógicas, seus impactos no âmbito da didática crítica e do currículo (artefato sócio-histórico-cultural) para a educação superior no contexto atual, bem como seus limites e possibilidades enquanto norteadores do processo de ensino-aprendizagem universitário.
2.3 Contextualizar a docência universitária no que diz respeito a políticas e profissionalização, bem como caracterizar a matriz organizativa dos saberes profissionais dos professores relacionados ao campo didático e pedagógico.
2.4 Identificar e apreender a sala de aula universitária como um espaço multidimensional, de exercício de práticas sociais e culturais, de construção de conhecimentos e culturas por diferentes atores em interação, principalmente o estudante universitário.
2.5 Compreender a organização da prática didática universitária e analisar os fundamentos pedagógicos da prática docente na Educação Superior, ou seja: os diferentes níveis de planejamento (Diretrizes Curriculares de Graduação, Projeto Pedagógico de Curso), conhecimentos, metodologias ativas e tecnológicas, avaliação da aprendizagem relacionados à reconfiguração de saberes no ensinar e aprender.
2.6 Discutir, no contexto da formação didático-pedagógica, as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior, bem como a Preparação Pedagógica no contexto do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE).


A universidade atua em contexto de mudanças que exige novas interfaces com a sociedade, visando atender necessidades e demandas provocadas pela aceleração das inovações científica e tecnológica, rapidez dos fluxos de informação em nova dimensão do espaço e do tempo, fluidez de processos, aumento do risco na maioria dos fenômenos da não-linearidade e da circularidade e surgimento do conhecimento pluriversitário nos extramuros de modo contextualizado (Bauman, 2001; Chauí, 2003;Sousa Santos, 2013). Nesse âmbito, a educação superior é um espaço complexo e multidimensional cujas perspectivas de desenvolvimento contemplam o eixo dos professores e seu mundo profissional, que incluem política universitária, internacionalização, currículo, impactos da ciência e tecnologia, estudantes e empregabilidade no mundo do trabalho (Cunha, 2022; Morosini; Fernandes, 2021; Massabni et al, 2017; De Sordi, 2019; Zabalza, 2007; Shiroma, Moraes e Evangelista, 2017). É consenso de vários estudiosos nacionais e internacionais que as reformas educativas e curriculares, a partir da década de 1990 têm estimulado a expansão da educação básica e do ensino superior, na qualidade de “setores prestadores de serviços”, com sérias repercussões para a docência. Por outro lado, contraditoriamente, apreende-se um fortalecimento da formação de professores no contexto da LDB, Lei 9394/96, no qual define em seu artigo 52 a exigência de preparação em nível de pós-graduação (stricto sensu) para o professor universitário, porém, sem explicitar /valorizar diretamente a formação pedagógica. Não obstante se considerar os incentivos legais de preparação específica para a docência (desde a reforma Universitária de 1968), a formação exigida no ensino superior tem se concentrado no conhecimento aprofundado de determinado conteúdo, seja ele prático (decorrente do exercício profissional) ou teórico/epistemológico (decorrente do exercício acadêmico, do “éthos acadêmico”, que é a identificação fundamental do trabalho universitário com a pesquisa) (Almeida; Pimenta, 2014).
Contudo, ainda que detentor de um corpo de conhecimentos específicos, quando alçados à profissão docente, esses profissionais nem sempre apresentam atributos específicos, necessários para esta profissão. Com isso, o exercício da docência tem por base muito mais a reprodução da docência que tiveram, do que propriamente incorporação do que significa ser docente na Educação Superior. Se anteriormente a profissão de professor calcava-se no conhecimento objetivo, em muito semelhante às outras profissões, hoje, apenas dominar esse saber é insuficiente, uma vez que o contexto das aprendizagens não é mais o mesmo, pressupondo para o docente uma sólida formação nos conteúdos científicos próprios da disciplina, como também nos aspectos correspondentes aos saberes pedagógicos e outras dimensões que caracterizam a docência, entre as quais, a pesquisa. Neste contexto, insere-se a disciplina “PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS”, a qual se centra na formação do professor para o ensino superior, com implicações fundamentais nas relações entre saberes acerca da educação/ensino/práticas profissionais. A construção da didática articulada ao processo curricular de curso de pós-graduação em educação requer a materialidade de uma matriz que contemple os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o ensino. Portanto, nos processos de formação de professores para o ensino superior é necessário considerar a importância dos saberes das áreas de conhecimento, os saberes pedagógicos, os saberes didáticos e os saberes da experiência. Parte-se do pressuposto que a ressignificação da referida disciplina tem como ponto de partida a análise crítica do processo de ensino e aprendizagem, a busca de elementos que subsidiem a construção de projetos de ação didática, bem como a possibilidade de se considerar o professor universitário, como sujeito e profissional crítico/reflexivo /investigado. A formação do pós-graduando se efetiva no conjunto dos saberes, práticas e pesquisa, e nesse sentido, esta disciplina faz interface com o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE). Por isso, essa disciplina se caracteriza como integrante do processo formativo, aliada a outras disciplinas que serão oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.


EMENTA
Esta disciplina compreende um conjunto de conhecimentos teórico-metodológicos relacionados à docência no ensino superior. Contextualiza a educação superior no país e no mundo, sua relação com a sociedade em um espaço complexo e multidimensional cujas perspectivas de desenvolvimento contemplam o eixo dos professores e seu mundo profissional, que incluem política universitária, internacionalização, currículo, impactos da ciência e tecnologia, estudantes e empregabilidade no mundo do trabalho. Discute a formação de professores para a Educação Superior abordando os processos de profissionalização docente, bem como a matriz organizativa dos saberes relacionados ao campo pedagógico. Contempla o processo didático no Ensino Superior: projeto pedagógico de curso, currículo, ensino, aprendizagem, avaliação, professor e estudante. Analisa o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) e a formação do pós-graduando.

Unidade I – A universidade contemporânea: desafios formativos e profissionais. A Educação Superior no Brasil: políticas, concepções e normativas. A universidade enquanto instituição social e organização social.

Unidade II - Fundamentos da didática crítica e do currículo (artefato sócio-histórico-cultural) para a educação superior e suas implicações para os processos de ensinar e aprender.

Unidade III- Docência universitária: concepções, formação pedagógica, profissionalização e pesquisa. Matriz organizativa dos saberes profissionais dos professores relacionados ao campo didático e pedagógico.

Unidade IV - Diretrizes curriculares nacionais para o ensino superior e suas implicações para os projetos pedagógicos de cursos de graduação. O planejamento de ensino em seus diferentes níveis. A sala de aula universitária enquanto espaço multidimensional, de exercício de práticas sociais e culturais, de construção de conhecimentos por diferentes atores em interação, principalmente o estudante universitário.

Unidade V- Fundamentos do processo didático na Educação Superior: objetivos, conhecimentos, metodologias, recursos de ensino e avaliação da aprendizagem, reconfigurando os saberes da docência no processo do ensinar e aprender. Análise de Planos de Ensino e elaboração de Planos de aula.

Unidade VI – As atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior, bem como a Preparação Pedagógica no contexto do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE).


ANASTASIOU, Léa. G.C ; ALVES, Leonir .P. Processos de ensinagem na universidade- pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8 ª ed. Joinville-SC UNIVILLE, 2015.
CASTELAO-HUERTA, Isaura. Investigaciones sobre los efectos de la neoliberalización de la educación superior pública en América Latina. Educação e Pesquisa, 47, 2021, e232882. https://doi.org/10.1590/S1678-463420214723288
CUNHA, Maria Isabel. Textos em foco: docência, prática pedagógica e Educação Superior. Curitiba, Pr: CRV, 2022.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 24, Dec. 2003.
GAO, Rui; Yang, Li. Construction and Practice of a Practical Teaching System for Normal Universities Based on Ability Cultivation . Open Journal of Applied Sciences, 2023, 13, 1704-1713 - https://www.scirp.org/journal/ojapps.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés. (Orgs.). Didática Crítica no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2023.
MORANCHO, Mireia Vendrell. Desarrollo del Pensamiento Crítico en la Universidad: Estrategias para superar desafíos y fomentar su crecimiento. Revista de la educación superior 210 vol. 53, 2024, 1-22. https://doi.org/10.36857/resu.2024.210.2848
NEWTON, Philip & XIROMERITI, Maira. ChatGPT performance on multiple choice question examinations in higher education. A pragmatic scoping review. Assessment & Evaluation in Higher Education, 49(6), 2024 781–798. https://doi.org/10.1080/02602938.2023.2299059
VEIGA, Ilma Passos Alencastro.(Org). Educação Superior: Tramas e Trilhas para o desenvolvimento profissional docente e institucional. Campinas, SP: Papirus, 2023.
TAVANO, Patricia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel. CURRÍCULO: UM ARTEFATO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL. Rev. Espaço do Cur
rículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p. 29-44, jan./abr, 2018.

7.2 COMPLEMENTARY BIBLIOGRAPHY

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001
DIAS SOBRINHO, José. Universidade em tempos de precarização e incertezas. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 736-753, nov. 2018.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
LEHER, Roberto. Universidade Pública Federal brasileira: future-se e “guerra cultural” como expressões da autocracia burguesa. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e241425, 2021.
LUQUINI PEREIRA, Aline; PAIXÃO, Jairo. Formação de professores para o ensino superior: : uma análise das atividades desenvolvidas no estágio de docência em Programas de Pós-Graduação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202305, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.59546.
NÓVOA, António. O futuro da universidade: O maior risco é não arriscar. Revista Contemporânea de Educação, v.14, n.29, jan/abr, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade do Século XXI: para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. Revista Educação, Sociedade e Culturas, Nº 23, 2005, p.137-2021.
SHIROMA, Eneida O.; MICHELS, Maria Helena; EVANGELISTA, Olinda; GARCIA, Rosalba M. C. A tragédia docente e suas faces. In: EVALGELISTA, O.; SEKI, A. K. (Org.). Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. 1 ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2017. p. 17-58.
Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59546. Acesso em: 2 out. 2024.
MASETTO, Marcos T.; GAETA, Cecilia. Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 45-57, set/dez. 2019.
MOROZO; Luís Fernando; FELIX, Sylvia (Orgs.). A tecnologia na educação em tempos de pandemia: propostas e vivências [Recurso Eletrônico]/Organizadores Luís Fernando Marozo, Sylvia Felix. – Rio Grande, RS: Ed. da FURG, 2022
ZABALZA, Miguel A Beraza. Os Professores Universitários. In: _____. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas – Rumos da Universidade para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 105 a 144. Cap.3.


Vide Campo Observação


A avaliação está pautada na perspectiva contínua e cumulativa. Para efeito de aferição e aprovação da aprendizagem são considerados:
6.1) Atividades coletivas:
a) Elaboração de um Plano de Aula (0-1)–
b) Análise de um Plano de Ensino – (0-1)
c) Análise de um Projeto Pedagógico de Curso- (0-1)
d) Apresentação de Seminários temáticos, por Grupo: (0-2)
6.2) Atividade Individual:
a)produção de artigo (trabalho final, individual): (0-5)

Em relação aos conceitos considera-se:
A Excelente, com direito a crédito - 9.0 – 10.0
B Bom, com direito a crédito - 7.0 – 8.9
C Regular, com direito a crédito - 5.0 – 6.9
R Reprovado, sem direito a crédito - < 5.0

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS
Para acompanhamento da Disciplina 5965021-4 é indispensável que sejam feitas leituras prévias e obrigatórias em todas as unidades. Seu conteúdo, bem como o material utilizado está disponibilizado na Plataforma Moodle E-disciplinas. As estratégias de ensino abrangem discussões e seminários, mediadas por recursos tecnológicos.

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