Sucesso Escolar e Camadas Populares: Estudos sobre Trajetórias Escolares Prolongadas

5965020-2
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

01/11/2018
01/11/2018
2018-10-25 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Débora Cristina Piotto
01/11/2018
01/11/2018
01/11/2018
25/10/2018



Discutir a construção de histórias de sucesso escolar nas camadas populares e a participação da escola nesse processo por meio da análise de trabalhos sobre trajetórias escolares prolongadas em meios populares. Discutir também aspectos subjetivos presentes em histórias de longevidade escolar.


A produção do fracasso escolar e a participação da escola nesse processo tem sido objeto de investigação, no Brasil, desde o início dos anos 1980, sendo grande a produção acadêmica na área. Ao contrário, a discussão sobre a construção do sucesso escolar é bastante incipiente no campo científico . Os primeiros trabalhos que procuram transformar trajetórias prolongadas de escolarização nas camadas populares – entendidas como a permanência no sistema escolar até o ensino superior – em objeto de estudo começam a surgir a partir da década de 1990. Tais investigações analisam principalmente os processos que permitiram a jovens provenientes das camadas populares o ingresso no ensino superior, por meio, sobretudo, da pesquisa sobre as práticas familiares de escolarização. Assim, a disciplina proposta analisará contribuições dessas pesquisas para a compreensão das condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares bem como discutirá outros aspectos relativos aos estudos sobre a presença do estudante pobre na universidade. Em especial, a disciplina buscará refletir sobre a participação da escola na construção de trajetórias escolares bem sucedidas nas camadas populares bem como sobre aspectos subjetivos presentes nessas histórias.


Contribuições dos estudos sobre trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares para a compreensão do sucesso escolar
Desafios para a investigação sobre o sucesso escolar nas camadas populares
A participação da escola na construção de trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares
Aspectos subjetivos presentes em trajetórias de longevidade escolar
Elementos teóricos subsidiários para a discussão sobre a escola e o sucesso escolar.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação: O aluno será avaliado com base em três critérios: participação em discussões e outras atividades em sala de aula; apresentação de seminários; trabalho escrito de conclusão da disciplina.

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