Infância, História e Educação

5965018-4
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-06-27 00:00:00

Carga Horária

6 horas
2 horas
1 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Sergio Cesar da Fonseca
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024



O propósito desta disciplina é analisar a infância como produção histórica. Para tanto, pretende-se tomar como objeto de estudo as diferentes condições das crianças ao longo da história e a contribuição da educação escolar para a definição da infância como uma fase da vida e tempo de formação.


Desde o estudo inaugurador de Philippe Áries sobre a história da criança e da família no Antigo Regime, na França, a infância tornou-se um tema de estudo razoavelmente presente na historiografia, em especial, no Brasil. Pelo fato de definirem a historicidade da produção da infância e a diferença que as épocas históricas apresentam em relação ao tratamento e às expectativas dirigidas às crianças, as teses do historiador francês, em que pesem as críticas e divergências, contribuíram para esclarecer que a definição do mundo infantil, da duração dessa fase, por sua vez define outras, assim como o próprio mundo dos adultos. Ademais, sendo também uma ação dos adultos sobre as crianças, a produção da infância contou também com a participação de instituições protagonistas nesse processo, como é o caso da escola. Portanto, a disciplina pretende dar ênfase ao estudo da produção histórica da infância, com destaque para as diferentes percepções a respeito das crianças, bem como tem o intuito de analisar o papel da educação escolar na definição dessa fase da vida como um tempo de formação.


1. Infância e criança: entre a continuidade humana e a definição de uma fase da vida; 2. História e historiografia da infância; 3. As ciências humanas e a infância: filosofia, ciências sociais e pedagogia; 4. A escola e a definição da infância como tempo de formação: da escrita aos atuais meios de comunicação; 5. História da infância no Brasil.


ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2a. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BECHHI, Egle; JULIA, Dominique. Histoire de l'enfance en Occident. Paris: Seuil, 1998, 2 vols.

BOTO, Carlota. Instrução pública e projeto civilizador. O século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola. São Paulo: Unesp, 2017.

CUNINNGHAM, Hugh. Children and childhood in western society since 1500. 2nd ed. Nova York: Routledge, 2006.

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DICKENS, Charles. Oliver Twist. São Paulo: Editora Unesp, 2020.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado: em conexão com as pesquisas de Lewis
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FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, 2013.

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GROS, Guillaume. Philippe Ariçs: naissance et postérité d’un modçle interprétatif de l’enfance. Histoire de l’éducation. Paris, n. 125, janvier-mars, p. 49-72, 2010.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Da Idade Média à época Contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIEBEL, Manfred; BUDDE; Rebecca; MARKOSWSKA-MANISTA, Urszula; MEADE, Phillip. Childhoods of the Global South. Children's Rights and Resistance. Bristol, UK: Bristol University Press, 2023.

MARCÍLIO, Maria Luíza. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.

MEDA, Juri; PACIARONI, Lucia; SANI, Roberto (editors). The school and its many pasts. Macerata, Italy: Università di Macerata, 2024.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

PROST, Antoine. Du changement dans l'École. Les Réformes de l'éducation de 1936 à nos jours, Paris: Seuil, 2013.

RENAUT, Alain. A libertação das crianças. A era da criança cidadão. Contribuição filosófica para uma história da infância. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

VEIGA, Cynthia Greive. Discriminação social e desigualdade escolar na historia da educação brasileira (1822-2016): alguns apontamentos. História da Educação, Pelotas - RS, v. 21, p. 158-181, 2017.

TISDALL, Laura. State of the Field: The Modern History of Childhood. History, The Journal of the Historical Association. v. 107, p. 946-964, 2022.

WEBSTER, Crystal Lynn. Beyond the Boundaries of Childhood. African American Children in the Antebellum North. The University of North Carolina Press, 2021.


O desempenho dos alunos será avaliado a partir de uma síntese comparativa entre a pesquisa de cada aluno e a bibliografia e os temas das aulas da disciplina apresentada na forma de seminário na parte final do curso. Em substituição a essa forma de produção, caso seja necessário e desde que combinado com a turma de alunas e alunos, essa mesma síntese poderá ser apresentada de forma escrita nos moldes de um artigo. As notas a serem aplicadas aos resultados apresentados pelos alunos serão avalidas conforme a seguinte ordem:
De 8,5 a 10= A;
de 7,0 a 8,4= B;
de 5,0 a 6,9= C;
de 0,0 a 4,9= R


Bibliografia em Francês
BECHHI, Egle; JULIA, Dominique. Histoire de l'enfance en Occident. Paris: Seuil, 1998, 2 vols.

FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, 2013.

GROS, Guillaume. Philippe Ariçs: naissance et postérité d’un modçle interprétatif de l’enfance. Histoire de l’éducation. Paris, n. 125, janvier-mars, p. 49-72, 2010.

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