O propósito desta disciplina é analisar a infância como produção histórica. Para tanto, pretende-se tomar como objeto de estudo as diferentes condições das crianças ao longo da história e a contribuição da educação escolar para a definição da infância como uma fase da vida e tempo de formação.
Desde o estudo inaugurador de Philippe Áries sobre a história da criança e da família no Antigo Regime, na França, a infância tornou-se um tema de estudo razoavelmente presente na historiografia, em especial, no Brasil. Pelo fato de definirem a historicidade da produção da infância e a diferença que as épocas históricas apresentam em relação ao tratamento e às expectativas dirigidas às crianças, as teses do historiador francês, em que pesem as críticas e divergências, contribuíram para esclarecer que a definição do mundo infantil, da duração dessa fase, por sua vez define outras, assim como o próprio mundo dos adultos. Ademais, sendo também uma ação dos adultos sobre as crianças, a produção da infância contou também com a participação de instituições protagonistas nesse processo, como é o caso da escola. Portanto, a disciplina pretende dar ênfase ao estudo da produção histórica da infância, com destaque para as diferentes percepções a respeito das crianças, bem como tem o intuito de analisar o papel da educação escolar na definição dessa fase da vida como um tempo de formação.
1. Infância e criança: entre a continuidade humana e a definição de uma fase da vida; 2. História e historiografia da infância; 3. As ciências humanas e a infância: filosofia, ciências sociais e pedagogia; 4. A escola e a definição da infância como tempo de formação: da escrita aos atuais meios de comunicação; 5. História da infância no Brasil.
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O desempenho dos alunos será avaliado a partir de uma síntese comparativa entre a pesquisa de cada aluno e a bibliografia e os temas das aulas da disciplina apresentada na forma de seminário na parte final do curso. Em substituição a essa forma de produção, caso seja necessário e desde que combinado com a turma de alunas e alunos, essa mesma síntese poderá ser apresentada de forma escrita nos moldes de um artigo. As notas a serem aplicadas aos resultados apresentados pelos alunos serão avalidas conforme a seguinte ordem:
De 8,5 a 10= A;
de 7,0 a 8,4= B;
de 5,0 a 6,9= C;
de 0,0 a 4,9= R
Bibliografia em Francês
BECHHI, Egle; JULIA, Dominique. Histoire de l'enfance en Occident. Paris: Seuil, 1998, 2 vols.
FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, 2013.
GROS, Guillaume. Philippe Ariçs: naissance et postérité d’un modçle interprétatif de l’enfance. Histoire de l’éducation. Paris, n. 125, janvier-mars, p. 49-72, 2010.