Infância, História e Educação

5965018-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Sergio Cesar da Fonseca
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



O propósito desta disciplina é analisar a infância como produção histórica. Para tanto, pretende-se tomar como objeto de estudo as diferentes condições das crianças ao longo da história e a contribuição da educação escolar para a definição da infância como uma fase da vida e tempo de formação.


Desde o estudo inaugurador de Philippe Áries sobre a história da criança e da família no Antigo Regime, na França, a infância tornou-se um tema de estudo razoavelmente presente na historiografia, em especial, no Brasil. Pelo fato de definirem a historicidade da produção da infância e a diferença que as épocas históricas apresentam em relação ao tratamento e às expectativas dirigidas às crianças, as teses do historiador francês, em que pesem as críticas e divergências, contribuíram para esclarecer que a definição do mundo infantil, da duração dessa fase, por sua vez define outras, assim como o próprio mundo dos adultos. Ademais, sendo também uma ação dos adultos sobre as crianças, a

produção da infância contou também com a participação de instituições protagonistas nesse processo, como é o caso da escola. Portanto, a disciplina pretende dar ênfase ao estudo da produção histórica da infância, com destaque para as diferentes percepções a respeito das crianças, bem como tem o intuito de analisar o papel da educação escolar na definição dessa fase da vida como um tempo de formação.


1. Infância e criança: entre a continuidade humana e a definição de uma fase da vida; 2. História e historiografia da infância; 3. As ciências humanas e a infância: filosofia, ciências sociais e pedagogia; 4. A escola e a definição da infância como tempo de formação: da escrita aos atuais meios de comunicação; 5. História da infância no Brasil.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
O desempenho dos alunos será avaliado a partir de produções escritas, como artigos sobre temas do conteúdo da disciplina, bem como tomará com instrumento de avaliação a apresentação de seminários no decorrer das aulas. A participação nas aulas também contará como elemento de avaliação.

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