Produção da Pesquisa em Educação

5965014-4
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-06-27 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Elaine Sampaio Araujo
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024



A disciplina objetiva, em etapa anterior ao Exame de Qualificação, contribuir ao desenvolvimento das pesquisas sob a responsabilidade de pós-graduandos, por meio de estudos e discussões sobre os diferentes projetos em curso com temas, problemas e questões relativos à educação escolar e não escolar. Objetiva-se ainda, promover diálogos e intercâmbios entre os orientandos das duas linhas de pesquisa do Programa.


Os processos de elaboração de projetos e desenvolvimento de pesquisas, em suas diferentes etapas, beneficiam-se e são qualificados por estudos e discussões nos quais grupos de pesquisadores mais experientes contribuem com aqueles que iniciam seu percurso no território da investigação científica. A socialização das produções individuais, bem como a tematização sobre o fazer da pesquisa educacional em seus diferentes domínios, espaçostempos e seus sujeitos singulares, considerando as múltiplas perspectivas teórico-metodológicas que contribuem para a produção do conhecimento na área, por sua vez, contribui para adensar e consolidar a formação do pesquisador.


O desenvolvimento da pesquisa nas Ciências Humanas com ênfase na área educacional. Estudos e discussões tematizando os Projetos em desenvolvimento. Diálogos entre docentes-pesquisadores, mestrandos e doutorandos.
1) O desenvolvimento da pesquisa nas Ciências Humanas com ênfase na área educacional.
2) A pesquisa educacional no domínio da edução escolar;
3) A pesquisa educacional nos espaços-tempos da educação não escolar – informal e não formal;
4) Pesquisas em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP.


A bibliografia de referência da disciplina corresponde àquelas postas em discussão nos grupos de estudo, disciplinas e atividades coordenadas pelos docentes-orientadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP, todavia serão referências básicas:

AGUILAR-CUESTA, Á. I.; COLOMO-MAGAÑA, E.; RUIZ-PALMERO, J.. El papel de la tecnología educativa en las ciencias sociales: análisis bibliométrico. Texto Livre, v. 17, p. e46791, 2024.
CALIMAN, G.. School climate and violence in a university environment: between prevention and promotion of cultures of peace. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, n. 121, p. e0233902, 2023.
GARCIA, T. DE O. et al.. Segunda geração de privatização da educação paulista: a articulação sistêmica dos atores empresariais . Pro-Posições, v. 34, p. e20210103, 2023
SCHLOSSER, D. F.; FRASSON, A. C.; CANTORANI, J. R. H. Softwares livres para análise de dados qualitativos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em:
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9550 . Acesso em: 29/07/2023.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Guia de Boas Práticas Científicas Portaria PRP nº 595/2017 – Universidade de São Paulo
https://prp.usp.br/wp-content/uploads/sites/649/2016/05/PRP_Guia-de-Boas-Pr%C3%A1ticas-Cientificas_2019_2-1.pdf


erá caráter global e será feita tendo por base o desempenho do aluno quanto à:
- apresentação dos seminários (0-5);
- trabalho escrito de conclusão da disciplina (0-5).
Em relação aos conceitos considera-se:
A Excelente, com direito a crédito 9.0 – 10.0
B Bom, com direito a crédito 7.0 – 8.9
C Regular, com direito a crédito 5.0 – 6.9
R Reprovado, sem direito a crédito < 5.0


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