A disciplina objetiva, em etapa anterior ao Exame de Qualificação, contribuir ao desenvolvimento das pesquisas sob a responsabilidade de pós-graduandos, por meio de estudos e discussões sobre os diferentes projetos em curso com temas, problemas e questões relativos à educação escolar e não escolar. Objetiva-se ainda, promover diálogos e intercâmbios entre orientadores e orientandos das suas linhas de pesquisa do Programa.
Os processos de elaboração de projetos e desenvolvimento de pesquisas, em suas diferentes etapas, beneficiam-se e são qualificados por estudos e discussões nos quais grupos de pesquisadores mais experientes contribuem com aqueles que iniciam seu percurso no território da investigação científica. A socialização das produções
individuais, bem como a tematização sobre o fazer da pesquisa educacional em seus diferentes domínios, espaços-tempos e seus sujeitos singulares, considerando as múltiplas perspectivas teórico-metodológicas que contribuem para a produção do conhecimento na área, por sua vez, contribui para adensar e consolidar a formação do pesquisador.
1) O desenvolvimento da pesquisa nas Ciências Humanas com ênfase na área educacional.
1.1) A pesquisa educacional no domínio da edução escolar;
2) A pesquisa educacional nos espaços-tempos da educação não escolar – informal e não formal;
3) Pesquisas em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP.
EMENTA:
O desenvolvimento da pesquisa nas Ciências Humanas com ênfase na área educacional. Estudos e discussões tematizando os Projetos em desenvolvimento. Diálogos entre docentes-pesquisadores e mestrandos.
A bibliografia de referência da disciplina corresponde àquelas postas em discussão nos grupos de estudo, disciplinas e atividades coordenadas pelos docente-orientadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
Terá caráter global e será feita tendo por base o desempenho do aluno quanto à:
- apresentação dos seminários;
- participação em sala de aula;
- trabalho escrito de conclusão da disciplina.
Metodologia: A disciplina será ministrada tendo por base a participação ativa do aluno. Seu desenvolvimento envolverá:
- aulas expositivas;
- leitura e discussão de textos;
- seminários.