A disciplina objetiva: 1) situar a pesquisa educacional – escolar e não escolar - como campo de produção do conhecimento científico; 2) apresentar e problematizar as tendências teórico- metodológicas predominantes na pesquisa em educação – escolar e não escolar; 3) abordar as posições e os debates produzidos sobre as relações entre pesquisa com procedimentos e técnicas qualitativos e pesquisa com procedimentos e técnicas quantitativos nas ciências sociais, humanas e na educação; 4) apresentar e debater as principais reflexões elaboradas em décadas recentes sobre a pesquisa educacional no Brasil – escolar e não escolar.
A pesquisa científica do campo educacional beneficia-se de diferentes e múltiplas perspectivas teórico-metodológicas para a produção do conhecimento sobre os processos e práticas educativos e sujeitos educandos que se objetivam nos interstícios das relações sociais ou em espaços institucionais. As referências filosóficas e/ou científicas – epistemológicas - adotadas para compreensão dos fenômenos educativos – suas intencionalidades, seus objetivos, seus processos, resultados, e sobre os sujeitos dos processos educativos, no interior do mundo escolar ou fora dele, carregam com elas perspectivas de como agir metodicamente para melhor investigar e produzir o conhecimento científico no campo. Desta forma, faz-se necessário tematizar o fazer da pesquisa educacional na contemporaneidade, apresentar e problematizar as tendências teórico- metodológicas dominantes na pesquisa educacional brasileira e pautar o debate sobre as estratégias, procedimentos e técnicas de investigações qualitativas bem como as ferramentas ou procedimentos tidos como próprios da pesquisa quantitativa.
1. A pesquisa educacional – escolar e não escolar - como campo de produção do conhecimento científico no âmbito das Ciências Humanas e das Ciências Sociais: rigor e imaginação científica;
2. Tendências teórico-metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar e não escolar (formal, não formal e informal);
3. Características das pesquisas de natureza qualitativa e de pesquisas quantitativas: elementos conceituais e possibilidades.
4. Diálogos possíveis entre as perspectivas qualitativas e quantitativas de investigações científicas no campo educacional;
5. Tendências atuais da pesquisa educacionais no Brasil nas áreas do escolar e do não escolar: contextos, processos e práticas educacionais e sujeitos educandos.
LEITURA OBRIGATÓRIA (ARTIGOS DE PERIÓDICOS E CAPÍTULOS DE LIVROS)
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SUGESTÃO DE LEITURAS QUE OFERECEM SUBSÍDIOS PARA AMPLIAÇÃO DA ANÁLISE DE ITENS ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Vide Campo Observação
Como os alunos serão avisados e acompanhados durante as atividades
E-mail institucional e Portal da FFCLRP-USP
Forma de avaliação:
Elaboração de dois (02) artigos:
i) um deles deverá apresentar uma reflexão individual sobre a(s) questão(ões) central(ais) do projeto de pesquisa do aluno(a) tendo como referências centrais as contribuições de C. Wright Mills (1982) e José Mario Pires Azanha (1992).
ii) o outro, deverá consistir em trabalho individual de fundo teórico sobre o tema e a questão central do projeto de pesquisa do aluno, suas relações como a Educação (escolar ou não escolar), na conjuntura histórica que a temática e a pergunta fundamental estão inseridas, tomando-se por referências os textos usados na Disciplina e/ou outras referências teóricas e históricas produzidas nas áreas das Ciências Sociais, Humanas e/ou da Educação.
Modos de avaliação: a cada artigo será atribuída nota na escala de 0 a 10. A nota final do aluno/a será atribuída considerando-se a média aritmética das notas obtidas no 1º e 2º artigos.
A média final será atribuída tendo por referência o documento Declaração Unificada "Equivalência de conceito em notas" da Pró-Reitoria de Pós- graduação da Universidade, de São Paulo (Anexa), da seguinte forma:
8,5 / 10.0 = A
7.0 / 8.4 = B
5.0 /6.9 = C
A nota mínima para aprovação é 5,0 (cinco). O aluno que não atingir essa nota será reprovado, recebendo o conceito R.