Metodologias da Pesquisa em Educação

5965013-4
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsáveis:

Geraldo Romanelli
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019

Elmir de Almeida
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



A disciplina objetiva: 1) situar a pesquisa educacional – escolar e não escolar - como campo de produção do conhecimento científico; 2) apresentar e problematizar as tendências teórico- metodológicas hegemônicas na pesquisa em educação – escolar e não escolar; 3) abordar os debates produzidos sobre as relações entre pesquisa com procedimentos e técnicas qualitativos e pesquisa com procedimentos e técnicas quantitativos, tanto na área da educação formal como nas áreas da educação não formal e informal; 4) apresentar e debater as principais reflexões


elaboradas em décadas recentes sobre a pesquisa educacional – escolar e não escolar no Brasil.


A pesquisa científica do campo educacional beneficia-se de diferentes e múltiplas perspectivas teórico-metodológicas para a produção do conhecimento sobre os processos educativos que se objetivam nos interstícios das relações sociais ou em espaços institucionais. As referências filosóficas ou científicas – epistemológicas - adotadas para compreensão dos fenômenos educativos – suas intencionalidades, seus objetivos, seus processos, resultados e os sujeitos dos processos educativos, no interior do mundo escolar ou fora dele, carregam com elas propostas de como agir metodicamente para melhor investigar e produzir conhecimento no campo. Desta forma, faz-se necessário tematizar o fazer da pesquisa educacional na contemporaneidade, apresentar e problematizar as tendências teórico-metodológicas dominantes na pesquisa educacional brasileira e pautar o debate sobre as estratégias, procedimentos e técnicas de investigações qualitativas bem como as ferramentas ou procedimentos tidos como próprios da pesquisa quantitativa.


1. A pesquisa educacional – escolar e não escolar - como campo de produção do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e das Ciências Sociais;
2. Tendências teórico-metodológicas predominantes no campo da pesquisa em educação formal, não formal e informal;
3. Características das pesquisas de natureza qualitativa e de pesquisas quantitativas: elementos conceituais e possibilidades.
4. Diálogos possíveis entre as perspectivas qualitativas e quantitativas de investigações científicas no campo educacional;
5. Tendências atuais da pesquisa educacional no Brasil: os campos da educação escolar e não escolar.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
1) Participação nas atividades intra e extra-classe;
2) Apresentação de seminário de leituras selecionadas;
3) Apresentação de papers.

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