A disciplina objetiva: 1) situar a pesquisa educacional – escolar e não escolar - como campo de produção do conhecimento científico; 2) apresentar e problematizar as tendências teórico- metodológicas hegemônicas na pesquisa em educação – escolar e não escolar; 3) abordar os debates produzidos sobre as relações entre pesquisa com procedimentos e técnicas qualitativos e pesquisa com procedimentos e técnicas quantitativos, tanto na área da educação formal como nas áreas da educação não formal e informal; 4) apresentar e debater as principais reflexões
elaboradas em décadas recentes sobre a pesquisa educacional – escolar e não escolar no Brasil.
A pesquisa científica do campo educacional beneficia-se de diferentes e múltiplas perspectivas teórico-metodológicas para a produção do conhecimento sobre os processos educativos que se objetivam nos interstícios das relações sociais ou em espaços institucionais. As referências filosóficas ou científicas – epistemológicas - adotadas para compreensão dos fenômenos educativos – suas intencionalidades, seus objetivos, seus processos, resultados e os sujeitos dos processos educativos, no interior do mundo escolar ou fora dele, carregam com elas propostas de como agir metodicamente para melhor investigar e produzir conhecimento no campo. Desta forma, faz-se necessário tematizar o fazer da pesquisa educacional na contemporaneidade, apresentar e problematizar as tendências teórico-metodológicas dominantes na pesquisa educacional brasileira e pautar o debate sobre as estratégias, procedimentos e técnicas de investigações qualitativas bem como as ferramentas ou procedimentos tidos como próprios da pesquisa quantitativa.
1. A pesquisa educacional – escolar e não escolar - como campo de produção do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e das Ciências Sociais;
2. Tendências teórico-metodológicas predominantes no campo da pesquisa em educação formal, não formal e informal;
3. Características das pesquisas de natureza qualitativa e de pesquisas quantitativas: elementos conceituais e possibilidades.
4. Diálogos possíveis entre as perspectivas qualitativas e quantitativas de investigações científicas no campo educacional;
5. Tendências atuais da pesquisa educacional no Brasil: os campos da educação escolar e não escolar.
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Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
1) Participação nas atividades intra e extra-classe;
2) Apresentação de seminário de leituras selecionadas;
3) Apresentação de papers.