Políticas Educacionais, Ações Coletivas e Inclusão Social no Brasil

5965010-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsáveis:

Jose Marcelino de Rezende Pinto
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019

Teise de Oliveira Guaranha Garcia
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019

Elmir de Almeida
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



A disciplina tem por objetivo possibilitar ao pós-graduando refletir sobre as possibilidades de inclusão social no contexto excludente próprio ao modo de produção capitalista; analisar o papel das ações coletivas e dos movimentos sociais nos processos de inclusão na educação escolar; compreender e analisar criticamente os processos de exclusão vividos por parte significativa da população brasileira e as políticas inclusivas no campo educacional; conhecer a e avaliar experiências de educação inclusiva, discutindo-as a partir do conceito de qualidade social.


O modo capitalista de produção, pela sua própria natureza, tem uma enorme capacidade de interferir nas diversas esferas da vida humana. Uma das consequências mais notáveis desse processo são os mecanismos de exclusão de segmentos cada vez maiores da população do acesso à riqueza social produzida. Este sistema também se caracteriza por gerar processos de inclusão perversa ou marginal nos quais, mesmo segmentos excluídos do proletariado (como os catadores de lixo reciclável, por exemplo) são incorporados nos mecanismos de produção de mais valia. É tarefa fundamental, portanto, analisar de que forma estas estratégias se refletem nas políticas sociais, em especial, naquelas destinadas à educação pública.


1- Capitalismo e inclusão social

a. As políticas sociais numa sociedade capitalista

b. As políticas sociais e o fundo público

c. Ação coletiva e movimento social

d. O papel dos movimentos sociais na definição das políticas públicas

e. Educação e desenvolvimento econômico e social 2- Políticas educacionais e inclusão social
a. Políticas educacionais e etnia

b. Políticas educacionais e renda

c. Políticas educacionais e desigualdades regionais

d. Políticas educacionais: rural x urbano

e. Políticas educacionais: gênero e gerações

3- Educação inclusiva: a pessoa portadora de deficiência e a educação escolar

a. Financiamento e qualidade

b. Experiências de educação inclusiva.


EMENTA
A disciplina se propõe a analisar os limites e contradições das políticas sociais em uma sociedade capitalista. O papel de atores coletivos e de movimentos sociais na formulação da agenda pública. Particularmente serão discutidos os efeitos das políticas educacionais no que se refere aos processos de exclusão sofridos pela população

brasileira quanto à renda, etnia, localização geográfica, situação de domicílio (rural, ou urbano). Finalmente, pretende-se avançar no debate sobre o conceito de qualidade social em educação.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
Terá caráter global e será feita tendo por base o desempenho do aluno quanto à: apresentação dos seminários; participação em sala de aula; trabalho escrito de conclusão da disciplina.

• Metodologia: A disciplina será ministrada tendo por base a participação ativa do aluno. Seu desenvolvimento envolverá:

- aulas expositivas;

- leitura e discussão de textos;

- seminários

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