Formulações Sobre Leitura e Escrita: O (Dis)curso de Sujeitos e Sentidos

5965008-4
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-06-27 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Soraya Maria Romano Pacifico
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024



Estudar a língua não apenas como uma estrutura, mas na sua relação com a exterioridade, com o interdiscurso, com a intertextualidade. Investigar como as formulações produzem determinados efeitos de sentido e não outros, no funcionamento discursivo. Analisar o discurso argumentativo, o fílmico, o literário, o jornalístico e o científico na relação com o arquivo.
Objetivos Específicos: Possibilitar uma reflexão acerca da complexa relação do sujeito com a escrita e a leitura no processo de produção dos sentidos, considerando a formulação e a circulação dos discursos.


Os sentidos dos discursos são produzidos sócio-historicamente pelo sujeito, em processos, muitas vezes, silenciados no ambiente escolar. A disciplina, ao eleger o discurso como objeto, a partir da perspectiva discursiva inaugurada por Michel Pêcheux e ao abordar os conceitos de sujeito, sentido, escrita, interpretação, memória discursiva e ideologia considera a relevância de os pesquisadores em Educação refletirem, criticamente, sobre o modo como sujeito e linguagem são afetados pela história e pela ideologia no processo de construção e interpretação dos discursos, o que significa dizer que, tomar a palavra ao construir determinadas formulações não pode ser considerado um gesto neutro ou, exclusivamente, linguístico.


1-Leitura e escrita para a Análise do Discurso
2- Discurso e Sujeitos-escolares
3- As formulações nos textos fílmico, literário, jornalístico e científico
4- Língua e Discurso: Constituição e Formulação dos sentidos
5- Discurso Pedagógico: Paráfrase e Polissemia
6- Interpretação: Ideologia e Memória Discursiva
7- Letramento e argumentação
8- O arquivo e sua relação com a memória discursiva e o interdiscurso
9- O silêncio no contexto escolar
10- Formulações e multiletramentos

EMENTA

A disciplina visa a estudar a língua em funcionamento, sua relação com a exterioridade, investigando, especialmente, o texto argumentativo; logo, terá como objeto de estudo o discurso, entendido aqui, segundo a perspectiva discursiva de linha francesa, como efeito de sentido entre locutores. Dessa forma, os conceitos de sujeito, sentido, leitura, interpretação, memória discursiva e ideologia constituirão o cerne da disciplina, pois parte-se do pressuposto de que não se aprende a língua usando palavras ou frases isoladas, mas sim, pelos gestos de significação que o sujeito produz sócio-historicamente, criando múltiplos efeitos de sentido, os quais, muitas vezes, são silenciados no contexto escolar.


ACHARD, Pierre. “L’especificité de l’écrit est-elle d’ordre linguistique ou discoursif?” In: Nina Catach (org.). Pour une théorie de la langue écrite. Paris: CNRS, pp.67-76.
CORACINI, M.J. (org.) Identidade & Discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas- SP: Editora da UNICAMP; Chapecó: Argos Editora Universitária, 2003.
COURTINE, J.J. “Quelques problçmes théoriques et méthodologiques em analyse du discours, à propos du discours communiste adressé aux chrétiens”. Langages, (62), 1981.
CURSINO, L. Discurso hegemônicos sobre a leitura e suas formas de hierarquização dos leitores. In: CURSINO, L.; SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C. (org.) (In)Subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. 1ª. ed. São Carlos -SP: EDUFSCAR, 2016, v.1, p. 231-249.
GINZBURG, C. “Sinais: Raízes de um Paradigma Indiciário”. In: C. GINZBURG. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. [trad. Frederico Carotti]. São Paulo-SP: Companhia das Letras, 1980, p. 143-179.
INDURSKY, F.; FERREIRA, M.C.L. (org.). Michel Pêcheux & Análise do Discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos- SP: Claraluz, 2007.
MALDIDIER, D. A inquietação do discurso - (re)ler Michel Pêcheux hoje. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 2003 [1990].
ORLANDI, E.P. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, R.J. Vozes, 1996.
ORLANDI, E.P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
PACÍFICO, S.M.R. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012.
PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. [et al] Papel da memória. Campinas-SP: Pontes, p.49- 57, 2007.
PÊCHEUX, G.; GADET, F. A língua inatingível. In: ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Campinas-SP: Pontes, 2011.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Puccinelli Orlandi et al 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014 [1975].
PÊCHEUX, M. “Ler o arquivo hoje”. In: ORLANDI, E.P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 4ª. ed.; Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014.
PEREIRA, A.C. Letramento e reificação da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2011.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
- Apresentação de seminários:
Em duplas, os alunos e as alunas deverão apresentar um seminário sobre um texto selecionado para cada dupla, conforme constará em cronograma a ser entregue no primeiro dia de aula. Valor do seminário: 0 a 10 (zero a dez, sendo zero para quem não apresentar o seminário).

-Elaboração de trabalho científico ao final da disciplina:
As alunas e os alunos deverão entregar, individualmente, um artigo científico embasado no referencial teórico estudado na disciplina. A entrega deverá ocorrer um mês após o término da disciplina, o que será informado aos alunos e alunas no primeiro dia de aula, conforme constará em cronograma. Valor do artigo: 10 (dez)

Média: Será feita a média aritmética das duas notas, seminário e artigo.
As notas que ficarem entre 8,5 e 10 receberão conceito A.
As notas que ficarem entre 7 e 8,4 receberão conceito B.
As notas que ficarem entre 5 e 6,9 receberão conceito C.
Quem não atingir a nota/média 5 (cinco) será reprovado na disciplina (R).

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