Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Organização do Ensino

5965003-4
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-06-27 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Elaine Sampaio Araujo
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024



Estudar os princípios teórico-metodológicos da Teoria histórico-cultural e suas contribuições à organização do ensino. Configurar o panorama da Teoria da Atividade na atualidade e compreender as implicações no ensino escolar.
Debater a relação ensino e aprendizagem por meio da Atividade Orientadora de Ensino.


A Teoria histórico-cultural e, particularmente, a Teoria da Atividade têm sido objeto de estudo na área da Educação sobretudo nas três últimas décadas. Além de obras de autores consagrados com Vigotski, Leontiev e Luria, outras produções de nomes como Davídov, Elkonin, Bozhóvich, Zaporózhets e Rubtsov, têm fomentado a discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem na escola. É nesse sentido que se faz necessário compreender as dimensões históricas, filosóficas e epistemológicas que fundamentam a Teoria Histórico-cultural, bem como discutir as suas contribuições para a organização do ensino e o conceito de Atividade Orientadora de Ensino desenvolvido por Moura e colaboradores.


1) Fundamentos filosóficos, históricos e epistemológicos da teoria histórico-cultural. - O materialismo dialético e o materialismo histórico
2) A dimensão social da consciência - O biológico e o social no desenvolvimento do psiquismo do Homem - O Homem e a cultura
3) A Teoria da Atividade - Estrutura geral da Atividade - Desenvolvimento psíquico da criança
4) Atividade Orientadora de Ensino
- Princípios teórico-metodológicos
- Processo ensino e aprendizagem
- O conhecimento em sala de aula
- Educação escolar como atividade


CHAIKLIN, S. In V. Farnsworth & Y. Solomon (Eds.), Research knowledge production and educational activity: A ‘research path’ approach. Reframing educational research: Resisting the ‘what works’ agenda (pp. 166- 181). Abingdon: Routledge, 2013.
DAVIDOV, La ensenanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progresso, Moscou, 1988. ELKONIN, D.B. Psicologia do Jogo: São Paulo: Martins Fontes, 2012.
KOPNIN, P. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. LEONTIEV, Aleksei N. Actividad, consciência e personalidad. Buenos Aires: Ciências del Hombre, 1978a.
. O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978b.
LURIA, LEONTIEV, VIGOTSKI et all. Psicologia e Pedagogia: investigações experimentais sobre problemas didáticos específicos. Lisboa: Editorial Estampa, 1991.3
MARCOLINO, S., BARROs, F. C. O.M. M., MELLO, S. A. A teoria do jogo de Elkonin e a educação infantil. Psicol. Esc. Educ., Jun 2014, vol.18, no.1, p.97-104.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos. (Coleção os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MARX, K. & ENGELS, F. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo: HUCITEC, 9ª ed., 1993. MOURA, M.O. (org) Educação escolar e Pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. SHUARE, M. A. Psicologia soviética: meu olhar. São Paulo: Terracota, 2017.
VAZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas, tomo III. Madri: Visor, 1995.

Obras Escogidas, tomo V. Madri: Visor, 1997.


Forma de avaliação: O aluno será avaliado mediante seu desempenho em:
- trabalho de conclusão da disciplina; (0-3)
- apresentação de seminários e outras atividades; (0-3)
- produção de sínteses (0-4)
Em relação aos conceitos considera-se:
A Excelente, com direito a crédito - 9.0 – 10.0
B Bom, com direito a crédito - 7.0 – 8.9
C Regular, com direito a crédito - 5.0 – 6.9
R Reprovado, sem direito a crédito - < 5.0


Anterior