Geografia e História Escolar e Suas Didáticas: Práticas Escolares, Propostas Curriculares, Políticas Públicas e Pesquisas

5965001-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Andrea Coelho Lastória
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Esta disciplina focaliza a área da Geografia e História Escolar e suas Didáticas por meio da discussão e análise de práticas escolares, propostas curriculares, políticas públicas e pesquisas referentes a estes campos de conhecimento. Busca-se caracterizar as principais questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, metodologias e conteúdos do ensino de Geografia e História e suas articulações com o ensino de Ciências. Durante o desenvolvimento do curso e em conjunto com os alunos, busca-se refletir sobre tais práticas, propostas, políticas públicas e pesquisas a fim de contribuir com o avanço das investigações na área específica.


A Geografia e História Escolar e suas Didáticas podem ser compreendida como um campo de conhecimento que reúne um conjunto de saberes escolares e científicos com o objetivo de solucionar problemas do ensino da ciência geográfica e histórica, em suas diversas esferas e modalidades formativas. A pesquisa em ensino de Geografia e História vem se consolidando e seu crescimento tem sido significativo no Brasil, nos últimos anos. Apesar


de estas áreas situarem-se no campo da pesquisa educacional, possuem particularidades advindas da própria especificidade da ciência geográfica e histórica do campo das humanidades. Sendo assim, é importante situar o ensino de Geografia e História no campo educacional e em relação às trajetórias da própria Geografia e História como ciências. Refletir sobre as concepções de Geografia e História recorrentes na escola de Ensino Fundamental. O Papel dessas disciplinas no currículo escolar e no currículo da Formação Inicial e Continuada de professores. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas nas áreas de Geografia e da História. Experiências didáticas e propostas metodológicas em debate e implementação.
Aspectos ligados as práticas escolares, as propostas curriculares, as políticas públicas e as diversas pesquisas possibilitarão aos alunos um conhecimento mais amplo da área da Geografia e História Escolar e sua Didática. É neste contexto que os alunos conhecerão, por meio de leituras e discussões, a produção científica deste campo do conhecimento, na forma de práticas escolares, propostas curriculares, políticas públicas e pesquisas. Estudar e discutir esta produção permitirá ao aluno, compreender o que é e como se constitui um trabalho de pesquisa acadêmica em ensino de Geografia e História.


1. Concepções da Geografia e da História Escolar;
2. Geografia e História Escolar e suas Didáticas: práticas escolares, propostas curriculares e políticas públicas para o ensino de Geografia e História;
3. Tendências e perspectivas da pesquisa em Ensino de Geografia e História;
4. Pesquisa em Ensino de Geografia e História: temáticas, problemática e questões de investigação, referenciais teóricos e procedimentos metodológicos.

EMENTA
A Geografia e a História Escolar e suas Didáticas. As práticas escolares, as propostas curriculares, as políticas públicas e as pesquisas em ensino de Geografia e História. Análise de textos, documentos e artigos da área de pesquisa em questão.


AZEVEDO, THAIS ANGELA CAVALHEIRO; LASTÓRIA, ANDREA COELHO;
ASSOLINI, FILOMENA ELAINE PAIVA A geografia nos cursos de pedagogia das IES públicas do estado de São Paulo. Educação em Perspectiva. (ONLINE), v. 8, pp. 462-477, 2017.
AUDIGIER, François; TUTIAUX-GUILLON, Nicole (dir.). Regards sur l’histoire, la géographie et l’éducation civique à l’école élémentaire. Paris: INRP, 2004.
BITTENCOURT, C.M.F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5ª. Ed. REVISADA. São Paulo: Cortez, 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN de Geografia e de História.
Brasília: MEC/SEF, V. 5, 1997.


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC – ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2018.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: AIQUE, 3ª.ed., 2000.
FERNANDES, S.A.S. de; LASTORIA, A. C. Geografia na educação básica: reflexões sobre currículo de ciências humanas e questão ambiental como possibilidade de formação cidadã. In: COLVARA, L.D.; OLIVEIRA, J.B.B. (Org.) Formação de Professores e Trabalho Docente. São Paulo -SP: Cultura Acadêmica, 2016, v. 5, pp. 173-180.
FERNANDES, S.A.S. de; VIEIRA, N. R.; BARRETO, M. B. B.; LASTORIA, A. C.
Questão ambiental e a cartografia escolar na formação continuada de professores de geografia. In: COLVARA, L.D.; OLIVEIRA, J.B.B. (Orgs.) Núcleos de Ensino da UNESP: Metodologias de Ensino e a Apropriação de Conhecimento pelos Alunos. São Paulo -SP: Cultura Acadêmica, 2016, v. 2, pp. 442-449.
GODOY, A. C. de; LASTORIA, A. C.; SILVA, F. K. M. da. Representações visuais no ensino-aprendizagem da localidade. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, pp. 362/3-378, 2015.
GUIMARÃES, S. Caminhos da Historia Ensinada.13ª ed. Campinas: Papirus, 2016.
Didática e Prática de Ensino de História. 13ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
; SILVA, M. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo perdido, 2016.
LASTORIA, A. C.; CALLAI, H.; CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, V. C. School education
in Brazil and the goal of citizen formation: indicators in official proposals and in formative pratices. In: BORGHI, B.; GARCÍA PEREZ; F.F.; MORENO FERNÁNDEZ, O. (Org.).
Nóvi cíves: cittadini dallinfanzia in poi. Bologna: Pàtron editore, 2015, v. 1, pp. 43-52.
Cittadinanza ed educazione per la cittadinanza nel contesto brasiliano. In: BORGHI, B.; GARCÍA PEREZ; F.F.; MORENO FERNÁNDEZ, O (Org.). Noví Cíves: cittadini dallinfanzia in poi. Bologna: Pàtron editore, 2015, pp. 191-200.


LASTORIA, A. C.; FERNANDES, S.A.S. de. Avanços e desafios do ensino de geografia no Brasil: formação de professores e práticas escolares. In: CASO, M.V. F..; GUREVICH,
R. (Orgs.) Didáctica de la geografía: prácticas escolares y formación de profesores. Buenos Aires / Argentina: Biblos, 2014, pp. 97-108.
LASTORIA, A. C. Ensino de Geografia, formação de professores e currículo de São Paulo. In: RABELO, K.S. P.; BUENO, M.A. (Orgs.) Currículo, políticas públicas e ensino de Geografia. Goiânia-GO: PUC Goiás, 2015, pp. 61-75.
Didática da Geografia e Geografia Escolar. In: GUIMARAES, S. (Org.). REVISADA. Ensino Fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. 2ed.Campinas SP: Alínea, 2017, v. 1, pp. 255-270.
LASTORIA, A. C.; AZEVEDO, T. A. C. O (não) lugar da cartografia escolar nos anos iniciais das escolas públicas paulistas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, pp. 173/ 13-186, 2017.
LESTEGÁS, F.R. La elaboración del conocimiento geográfico escolar: ¿de la ciencia geografica a la geografía que se enseña o viceversa? Íber - didáctica de las ciencias sociales: geografía e historia, Barcelona, n.24, abr. 2000.
MELLO, R. C.; LASTORIA, A. C.; SANTOS, J. F. A. Caminhar, (re)configurar e produzir curtas-metragens: o relato de uma prática escolar em Ribeirão Preto – SP. Espaço Plural (Marechal Cândido Rondon. Online), v. 16, pp. 120-148, 2015.
MENEGUEZ, V. A.; LASTORIA, A. C.; FERNANDES, S.A.S. de. Hidrografia local e
práticas pedagógicas de Geografia no ensino fundamental paulista. Cocar, v. 10, p. 386- 405, 2016.
MIZUKAMI, M.G.N. e REALI, A.M.M.R.(orgs.) Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
MORAES, C. C.; LASTORIA, A. C.; ASSOLINI, F. E. P. O Letramento Cartográfico Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Ateliê geográfico (UFG), v. 11, pp. 36-50, 2017.
SILVA, F. K. M. da; LASTORIA, A. C. O estágio supervisionado em Ciências, Geografia e História nos anos iniciais: entre o ideal e o real. In: PACÍFICO, S.M. R.; ARAÚJO, E.S. (Org.). O estágio e a produção do conhecimento docente. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2013, pp. 87-105.


SANTOS, José Faustino da Almeida; LASTORIA, A. C. O coronelismo nos manuais didáticos de História no Ensino Fundamental das escolas públicas de Ribeirão Preto -SP Revista Cocar (UEPA), v. 8, pp. 53/16-68, 2014.

Bibliografia Complementar: TESES DE DOUTORADO e DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DA ÁREA DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA


Produções escritas, individuais e em grupo, incluindo uma breve descrição, uma reflexão e um comentário crítico sobre um texto. Apresentação de seminários.


Anterior