Ecologia de Comunidades Bentônicas

5925927-1
Pós-Graduação

Origem:

Biologia Comparada
Biologia Comparada

Vigência

03/02/2022
03/02/2022
2022-01-31 00:00:00

Carga Horária

4 horas
7 horas
4 horas
60 horas
4
4 semanas

Responsável:

Augusto Alberto Valero Flores
03/02/2022
03/02/2022
03/02/2022
31/01/2022



Apresentar e discutir os principais conceitos aplicados à dinâmica de comunidades bentônicas marinhas. Reforçar o aprendizado por meio de atividades práticas de campo.


Várias teorias de importância central para a Ciência Ecológica, como os conceitos de espécie chave e estados alternativos de equilíbrio, têm origem no estudo empírico de comunidades bênticas. O ensino da dinâmica dessas comunidades contribui, portanto, não somente para um conhecimento melhor dos sistemas bênticos, mas para a formação geral de qualquer ecólogo. As atividades de campo incluem a observação de padrões naturais e manipulações experimentais para consolidar os conceitos discutidos em sala de aula. Durante a preparação do relatório, os alunos colocarão em prática conhecimentos de estatística e técnicas de apresentação de tabelas e figuras, além de treinar a redação científica.


(i) Principais habitats bentônicos costeiros, (ii) abordagens metodológicas para o estudo do bentos, (iii) padrões de distribuição e caracterização das comunidades (riqueza e diversidade taxonômicas e funcionais, estrutura das assembleias), (iv) sucessão ecológica, (v) processos que regulam a dinâmica de comunidades: forçantes físicas, perturbação, interações biológicas mediadoras de processos de regulação descendentes e ascendentes (facilitação, competição, herbivoria e predação), (vi) efeitos indiretos complexos: cascatas tróficas e interações mediadas por comportamento, (vii) uso sustentável dos recursos bênticos e conservação.


Begon MJ, Harper L, Townsend CR (1996) Ecology: Individuals, Populations and Communities. Blackwell Science.
Bertness MD, Gaines SD, Hay, ME (2001) Marine Community Ecology. Sinauer Associates, Inc.
Connell SD, Gillanders BM (2007) Marine Ecology. Oxford University Press
Eleftheriou A, McIntyre A (2005) Methods for the Study of Marine Benthos. 3rd Edition. Blackwell Publishing
Kaiser MJ, Attrill MJ, Jennings S and 7 others (2011) Marine Ecology: Processes, Systems and Impacts. 2nd Edition. Oxford University Press
Krebs CJ (1999) Ecological Methodology. 2nd Edition. Addison Wesley Longman, Inc
Magurran AE, McGill (2011) Biological Diversity: Frontiers in Measurement and Assessment. Oxford University Press


A disciplina será oferecida totalmente no formato presencial. A avaliação consta de (i) um relatório das atividades de campo (R), (ii) sua apresentação e arguição em sala de aula (A), e (iii) de uma prova escrita (P), sendo atribuído o mesmo peso a todas as partes:
NF = (R+A+P)/3

Conceitos utilizados de acordo com a nota final (NF):
Conceito A (entre 9,00 e 10,00)
Conceito B (entre 7,00 e 8,90)
Conceito C (5,00 a 6,90)
conceito R (abaixo de 5,00)
Modalidade de ensino: (X) Presencial; ( ) Remoto; () Híbrido;


(i) A disciplina será ministrada no Centro de Biologia Marinha em São Sebastião; a bibliografia apresentada inclui somente os principais livro de texto; durante o curso será ainda distribuída literatura específica, principalmente artigos científicos, para leitura complementar e preparação dos relatórios.

Anterior