Ensino Superior: Contexto, Produção de Conhecimento e Docência

5925884-4
Pós-Graduação

Origem:

Biologia Comparada
Biologia Comparada

Vigência

02/12/2021
02/12/2021
2021-11-29 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
3 horas
60 horas
4
10 semanas

Responsável:

Marcelo Tadeu Motokane
02/12/2021
02/12/2021
02/12/2021
29/11/2021



GERAIS: Compreender à prática pedagógica no ensino superior a partir de discussões referentes à seleção e organização de conteúdos, estratégias de ensino, relação aluno/professor e avalição.
ESPECÍFICOS: Apresentar a história das universidades e seus diferentes modelos desde seu surgimento; discutir aspectos característicos da universidade brasileira, particularmente da USP; analisar as diferentes abordagens no Ensino Superior; tratar das práticas pedagógicas diferenciadas no Ensino Superior; fornecer subsídios para a elaboração de programas de disciplinas de graduação.


Esta disciplina fornece um panorama da história da universidade, criando um espaço para a discussão de assuntos a ela relacionados explorando suas particularidades no que tange à pesquisa, ao ensino e à extensão. Também discute a complexidade da prática pedagógica no ensino superior, compreendendo a situação das universidades brasileiras.


História da (s) universidade (s). Diferentes concepções de universidade. Modelos de universidade no Brasil (USP, UnB, PUC). A idéia de universidade nas décadas de 1930 e 1940. A USP ontem e hoje. Entidades de fomento à pesquisa. Práticas dentro da universidade. Modelos pedagógicos. Práticas pedagógicas diferenciadas no ensino superior. Elaboração de um programa de disciplina a ser ministrada no ensino superior e sua apresentação.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA AS AULAS
CHAUÍ, M. USP 94: a terceira fundação. Estudos Avançados, v. 8, n. 22, pp. 49-68, 1994.
MASETTO, M - Competância Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Editora Summu. 2012.
DOCUMENTOS OFICIAIS E COLETÂNEAS
Programa de Aperfeiçoamento em Ensino .
http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_11_PAE.pdf
http://www.prpg.usp.br/wp-content/uploads/diretrizes_PAE_-09.12.10.pdf

BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA DISCIPLINA

ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA USP. Memórias da educação. Revista Adusp, Seção Sindical da Andes – SN, n. 17, jun. 1999.
BIREAUD, A. Novas práticas pedagógicas no ensino superior. In: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, pp. 71-74, 1995.
BIREAUD, A. Novas situações pedagógicas. In: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, pp. 75-92, 1995.
BIREAUD, A. O modelo pedagógico tradicional. In: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, pp. 47-56, 1995.
BIREAUD, A. Os temas da reflexão pedagógica. In: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, pp. 57-70, 1995.
BRASIL (Ministério da Educação e Cultura; Ministério do Planejamento de Coordenação Geral; Ministério da Fazenda). Reforma universitária - Relatório do Grupo de Trabalho criado pelo Decreto n°. 62.937/68. Agosto de 1968.
CAUVILLA, W. A ideia de universidade e as universidades brasileiras surgidas nas décadas de 30 e 40 – e outros estudos. São Paulo: Mandruvá-Ensaios, 1997.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Livro branco sobre educação e a formação. Ensinar e Aprender – Ruma à sociedade cognitiva. Bruxelas, 29.11.1995.
DREZE, J. ; DEBELLE, J. Concepções de universidade. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, 1983.
KERR, C. A ideia de multiversidade. In: KERR, C. Os usos da universidade. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, pp. 19-48, 1982.
NOGUEIRA, M. A. Universidade, crise e produção do saber. In: BERNARDO, M. V. C.(org.) Pensando a educação: ensaios sobre a formação do professor e a política educacional. São Paulo: Editora UNESP, pp. 35-39, 1989.
SANTOS, B. S. Da ideia da universidade à universidade de ideias. In: SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, pp. 187-233, 1997.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estud. av. [online]. 1988, vol.2, n.2 [cited 2011-07-22], pp. 46-71. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141988000200007&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0103-4014. doi: 10.1590/S0103-40141988000200007
SCHWARTZMAN, S. O futuro da educação superior no Brasil. In: PAIVA, V. ; WARDE, M. J. (orgs.) Dilemas do ensino superior na América Latina. Campinas: Papirus, pp. 143-179, 1994.
TEIXEIRA, A. Confronto entre a educação superior dos Estados Unidos e a do Brasil. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. XXXIII, n. 78, abril-junho, pp. 63-74,1960.


Os alunos serão avaliados por meio de: Apresentação de resenhas e reflexões durante as aulas; Participação nas Discussões; Apresentação de seminário. Todos os instrumentos avaliativos tem mesmo peso.
Conceitos Utilizados
Conceito A (entre 9,00 e 10,00)
Conceito B (entre 7,00 e 8,90)
Conceito C (6,90 a 5,00)
conceito R (abaixo 5,00)
Modalidade de ensino: (X) Presencial; ( ) Remoto; ( ) Híbrido;
A disciplina incluirá aulas teóricas, estudo individual, palestras e seminários de alunos realizados 100% presencialmente. Cada aula terá duração de 3h.


Trata de disciplina de preparação pedagógica para o Estágio PAE.

Ementa da Disciplina: (máximo 10 linhas): História da (s) universidade (s). Diferentes concepções de universidade. Modelos de universidade no Brasil (USP, UnB, PUC). A idéia de universidade nas décadas de 1930 e 1940. A USP ontem e hoje. Entidades de fomento à pesquisa. Práticas dentro da universidade. Modelos pedagógicos. Práticas pedagógicas diferenciadas no ensino superior. Elaboração de um programa de disciplina a ser ministrada no ensino superior e sua apresentação.
Nome da Linha de Pesquisa: História, Filosofia e Ensino da Biologia Comparada e Ecologia
Breve Descrição da Linha de Pesquisa: (máximo 3 linhas):Estudos sobre a construção do conhecimento em biologia comparada e ecologia; estudos ambientais; estudos sobre os processos educativos em biologia nos diferentes níveis e espaços de ensino e aprendizagem

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