Fotossíntese: Aspectos Moleculares, Fisiológicos e Ambientais

5925847-4
Pós-Graduação

Origem:

Biologia Comparada
Biologia Comparada

Vigência

06/12/2018
06/12/2018
2018-11-29 00:00:00

Carga Horária

15 horas
10 horas
5 horas
60 horas
4
2 semanas

Responsável:

Carlos Alberto Martinez y Huaman
06/12/2018
07/12/2018
06/12/2018
29/11/2018



A disciplina tem por objetivo apresentar aos alunos os aspectos moleculares, fisiológicos e ambientais da fotossíntese com uma visão dinâmica e integral dos processos.


O entendimento da fotossíntese, considerada como um dos processos biológicos mais importantes da terra é de suma importância para todos aqueles que direta ou indiretamente trabalhem com plantas. A disciplina propõe o estudo da fotossíntese com uma visão integrada dos processos desde a captura de fótons até o seqüestro de carbono. Serão abordados os diversos mecanismos de regulação dos processos fotoquímicos e bioquímicos, os efeitos dos fatores bióticos e abióticos sobre o processo fotossintético, a fixação e seqüestro de carbono no contexto da mudança climática global, bem como as descrições das metodologias para a avaliação da fotossíntese em organelas, folhas, plantas inteiras e comunidades vegetais.


1. Introdução: Arquitetura do aparelho fotossintético. A fotossíntese como um processo de óxido-redução. A fotossíntese em relação a outras funções das plantas.
2. Biologia molecular do sistema fotossintético: Organização do genoma cloroplastídico e nuclear. Controle da expressão gênica no cloroplasto. Síntese, transporte e giro de proteínas cloroplastídicas.
3. Luz e captura de energia na fotossíntese: Complexos antena, Transporte de elétrons e prótons. O processo fotoquímico e sua regulação.
4. Fotoinibição e Fotoproteção: Fotoinibição dinâmica. Fotoinibição crônica.
5. Mecanismos de dissipação do excesso de energia. Fluorescência da clorofila. Dissipação fotoquímica e não fotoquímica. Drenos alternativos de elétrons. Reação de Mehler. Formação e eliminação de espécies reativas de oxigênio.
6. Dissipação térmica via carotenóides.
7. Regulação da fixação do carbono pelas vias C3, C4 e CAM.
8. Controle e função biológica da fotorrespiração.
9. Relações fonte-dreno, metabolismo de carboidratos e regulação da fotossíntese.
10. Seqüestro de carbono em plantas: Respostas fotossintéticas ao dióxido de carbono em plantas C3, C4 e CAM.
11. Aclimatação da fotossíntese.
12. Considerações ecofisiológicas da fotossíntese: Fotossíntese em plantas de sol e plantas de sombra.
13. Fotossíntese em resposta a estresses bióticos e abióticos.
14. Metodologias para a avaliação da fotossíntese em organelas, folhas, plantas inteiras e comunidades vegetais: Medição da fluorescência. Medição das trocas gasosas. Experimentos em câmaras de topo aberto. Experimentos em sistemas FACE.
15. Fotossíntese e produtividade de sistemas agrícolas e florestais no contexto da mudança climática global.

Biologia molecular do sistema fotossintético. Luz e captura de energia na fotossíntese. Fotoinibição e Fotoproteção. Mecanismos de dissipação do excesso de energia. Fluorescência da clorofila. Dissipação térmica via carotenóides. Regulação da fixação do carbono pelas vias C3, C4 e CAM. Controle e função biológica da fotorrespiração. Relações fonte-dreno e regulação da fotossíntese. Seqüestro de carbono: Aclimatação da fotossíntese. Considerações ecofisiológicas da fotossíntese: Fotossíntese em resposta a estresses bióticos e abióticos. Metodologias para a avaliação da fotossíntese em organelas, folhas, plantas inteiras e comunidades vegetais. Medição da fluorescência. Medição das trocas gasosas. Fotossíntese e produtividade de sistemas agrícolas e florestais no contexto da mudança climática global.


ARCHER, M.D. & BARBER J.B. 2003. Molecular to Global Photosynthesis. Imperial College Press; 550 p.
BAKER, N.R. (Ed.) 1996. Photosynthesis and Environment. Kluwer Academic Publishers Dordrecht, 491.
BAKER, N.R. & BOWYER, J.R. (Eds.). 1994. Photoinhibition of Photosynthesis: From Molecular Mechanisms to the Field. BIOS Scientific, 450 p.
BLANKENSHIP R.E. 2002. Molecular Mechanisms of Photosynthesis. Blackwell Science Inc. 352 p.
BUCHANAN, B.B.; GRUISSEM, W.; JONES, R.L. 2000. Biochemistry & Molecular Biology of Plants. American Society of Plant Physiologists. 1367 p.
HALL, D.O. & KRISHNA, R. 1999. Photosynthesis. Sixth edition. Cambridge University Press. 214 p.
HALL, D.O.; SCURLOCK, J.M.O.; BOLLAR-NORDENKAMPF, H.R.; LEEGOOD, R.C. & LONG S. (Eds.). 1993. Photosynthesis and Production in a Changing Environment: A Field and Laboratory Manual. Chapman & Hall, London. 470 p.
HANS, L.; CHAPIN III, F.S. & PONS, T.L. 1998. Plant Physiological Ecology. Springer. 540 p.
LAWLOR, D.W. 2001. Photosynthesis: Molecular, Physiological and Environmental Processes. Springer-Verlag. 340 p.
MORISON, J.I.L. & MORECROFT, M.D. 2006. Plant Growth and Climate Change. Blackwell Publishing, 213 p.
RAGHAVENDRA, A.S. (Ed.). 1998. Photosynthesis: A Comprehensive Treatise. Cambridge University Press. 376 p.
REIGOSA ROGER, M.J. (Ed.). 2001. Handbook of Plant Ecophysiology Techniques. Kluwer Academic Publishers. 452 p.
SCHULZE, E-D & CALDWELL, M.M. (Eds.). 1995. Ecophysiology of Photosynthesis. Springer-Verlag, Berlin. 576 p.
TAIZ, L. & ZEIGER, E. 2006. Plant Physiology. Fourth Ed. Sinauer Associates, Inc. 764 p.
YUNUS, M.; PATHRE, U. & MOHANTY, P. 2000. Probing Photosynthesis: Mechanisms, Regulation, and Adaptation. Taylor & Francis. 558 p.
WALKER D. 1990. The Use of the Oxygen Electrode and Fluorescence Probes in Simple Measurements of Photosynthesis, Robert Hill Institute, Sheffield, 203p.

PERIÓDICOS:
Global Change Biology
Photosynthesis Research
Photosynthetica
Plant Physiology
Plant, Cell and Environment


Prova Teórica-Prática (Peso 6) e Seminários (Peso 4)


Nome da Linha de Pesquisa:
Ecofisiologia da fotossíntese e produtividade de plantas tropicais e subtropicais no contexto da mudança climática global.

Breve Descrição da Linha de Pesquisa: (máximo 3 linhas)
Seqüestro de carbono e elucidação dos efeitos de altos níveis de CO2 sobre a fotossíntese, e produtividade das plantas para simulação climática futura. Impacto biológico de fatores bióticos e abióticos sobre a fotossíntese de espécies tropicais e subtropicais.

Anterior