- Apresentar aos alunos temas, conceitos, linhas de pesquisa e ferramentas analíticas que caracterizam as fronteiras da pesquisa em Biologia Evolutiva. Além da docente responsável, a disciplina será ministrada com a participação de pós-doutorandos supervisionados pela docente e vinculados ao programa de pós-doutoramento da USP, e contará com a presença pontual de pesquisadores convidados. Os conceitos abordados representam os diversos programas de pesquisa que integram a Biologia Evolutiva e sua interação com outras disciplinas (biologia molecular, celular e do desenvolvimento, ecologia e conservação, ecofisiologia e ecomorfologia, paleontologia, etologia, entre outras áreas).
- Estimular o intercâmbio de ideias, conceitos e ferramentas analíticas entre alunos do Programa e pesquisadores que atuam em diferentes temas de fronteira na Biologia Evolutiva.
- Revisitar temas clássicos da teoria evolutiva à luz dos novos conceitos discutidos a partir da extensão da Síntese Moderna.
O constante avanço da pesquisa em Biologia Evolutiva afeta a grande maioria das disciplinas nas Ciências Biológicas e também influencia outras áreas do conhecimento, como a Física, a Computação e a Psicologia. O desenvolvimento e consolidação de novas linhas de pesquisa nesta área permite revisitar conceitos clássicos em Evolução e também responder questões antes consideradas inacessíveis. Em combinação com novos métodos e ferramentas, estes temas de fronteira contribuem para investigar como a diversidade biológica evolui em seus diferentes níveis de organização. A disciplina ‘Fronteiras em Biologia Evolutiva’ almeja expor aos alunos a riqueza conceitual e metodológica que emergiu na Biologia Evolutiva nas últimas décadas, fomentando discussões críticas entre os alunos e com especialistas convidados que atuam nas diferentes linhas de pesquisa em Biologia Evolutiva. O modelo de disciplina e os temas abordados contribuem significativamente para a formação de um perfil diverso e integrativo de pesquisadores atuantes na Biologia Comparada.
A disciplina Fronteiras em Biologia Evolutiva será ministrada pela docente responsável em conjunto com pós-doutorandos vinculados ao Programa de Pós-Doutoramento da USP e pesquisadores convidados. Os ministrantes discorrerão sobre temas de sua especialidade na fronteira de conhecimento da pesquisa em Biologia Evolutiva, abordando também sua interação com outras áreas. Os pesquisadores convidados podem ser da própria Universidade de São Paulo, ou de outras instituições do Brasil ou do exterior.
WEST-EBERHARD, Mary Jane. Developmental plasticity and evolution. Oxford University Press, 2003.
WAGNER, Günter P. Homology, genes, and evolutionary innovation. Princeton university press, 2014.
SCHLICHTING, Carl; PIGLIUCCI, Massimo. Phenotypic evolution: a reaction norm perspective. 1998.
PIGLIUCCI, Massimo; MULLER, Gerd B. Evolution–the extended synthesis. 2010.
STEARNS, Stephen C.; HOEKSTRA, Rolf F. Evolution, an introduction. Oxford University Press, 2000.
BAUM, David A.; SMITH, Stacey D. Tree thinking. An Introduction to Phylogenetic Biology. Roberts and Company Publishers, 2013.
ARTHUR, Wallace. Understanding Evo-devo. Cambridge University Press, 2021.
Artigos científicos, revisões e capítulos de livros escolhidos pelos ministrantes e disponibilizados para os alunos durante a disciplina.
Os critérios de avaliação serão estabelecidos pelos ministrantes no início da disciplina e apresentados formalmente para os alunos na primeira aula. As atividades que poderão ser utilizadas na avaliação de desempenho na disciplina incluem:
1. Apresentação de seminários;
2. Elaboração e discussão de projetos;
3. Estudos dirigidos
4. O conceito final será definido pelo seguinte intervalo de notas: 0 - 4,9 (R - reprovado), 5,0 - 6,9 (C), 7,0 - 8,9 (B) e 9,0 - 10,0 (A).
A disciplina poderá ser ministrada em português, inglês ou espanhol, dependendo do(s) ministrante(s) e pesquisadores convidados.
Modalidade de ensino: (X) Presencial; ( ) Remoto; ( ) Híbrido.