Introdução à Didática da Biologia

5925908-2
Pós-Graduação

Origem:

Biologia Comparada
Biologia Comparada

Vigência

07/04/2022
07/04/2022
2022-03-28 00:00:00

Carga Horária

3 horas
1 horas
2 horas
60 horas
4
10 semanas

Responsável:

Fernanda da Rocha Brando Fernandez
07/04/2022
07/04/2022
07/04/2022
28/03/2022



Discutir e analisar criticamente a complexidade do conhecimento biológico mediante abordagens teóricas que apresentam as especificidades da ciência biológica e sua importância na vida humana moderna.
Apresentar a didática como campo de investigação que analisa a relação professor-aluno relacionada com as especificidades da Biologia.
Explorar as possibilidades de transposição didática de conteúdos biológicos para o ensino superior.


Essa disciplina contribui com uma abordagem pluralista, necessária para se pensar o ensino e a aprendizagem da Biologia, pois, os processos e contextos que caracterizam seu ensino são extremamente diversificados e não redutíveis a um único “modelo”. O professor de Biologia, na escolaridade básica ou no Ensino Superior, defronta-se com uma série de desafios que lhe são específicos, tais como: as concepções alternativas dos alunos em relação aos conceitos, fenômenos e processos biológicos; o desenvolvimento da História da Biologia, inclusive ao que se refere às suas áreas específicas, assim como a obtenção de informações sobre os conhecimentos científicos recentes, o que permite uma visão dinâmica da ciência; as características da atividade científica, em conformidade com os recentes estudos da Filosofia da Biologia; os métodos de pesquisa empregados pelas diferentes áreas das ciências biológicas; as importantes e complexas relações que hoje se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente; as atividades práticas, de observação e experimentação, utilizadas como recursos no ensino de Biologia; as orientações dos alunos no estudo e resolução de problemas que comportam, além dos aspectos biológicos, o domínio de outras ciências como a química, a física, a matemática, as ciências humanas, etc.; as contribuições específicas do Ensino de Biologia na formação intelectual e cultural do aluno e para a sua formação como cidadão. Discutir e analisar esses diferentes tratamentos, considerando a complexidade do conhecimento biológico, exige uma pluralidade de perspectivas teóricas-práticas que permite ao professor e ao pesquisador compreender adequadamente o trabalho docente.


Complexidade e características específicas do conhecimento biológico. Perspectivas na área de Didática da Biologia. Modelos de processos de ensino e aprendizagem de conceitos biológicos no ensino superior. Transposição didática da Biologia no ensino superior.


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Periódicos:
• Revista Electrónica de Enseñanza de las ciencias
• Enseñanza de las Ciencias
• Ciência & Educação


Leitura e discussão crítica de textos indicados, resenhas e ensaios com reflexões pessoais, trabalhos em grupo, apresentação de seminários.
O desempenho discente será avaliado com base em exercícios, envolvendo discussão crítica, resenha e ensaio com reflexões individuais, e nos seminários apresentados em grupo. A nota final da disciplina corresponderá à média aritmética ponderada entre a nota relativa aos exercícios desenvolvidos individualmente (50% do peso da nota) e a apresentação de um seminário temático em grupo (50% do peso da nota), este último sendo avaliado no que se refere ao cump


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