Tópicos de História, Epistemologia e Ensino da Biologia

5925892-3
Pós-Graduação

Origem:

Biologia Comparada
Biologia Comparada

Vigência

02/09/2021
02/09/2021
2021-08-30 00:00:00

Carga Horária

3 horas
1 horas
2 horas
90 horas
6
15 semanas

Responsáveis:

Lilian Al-chueyr Pereira Martins
02/09/2021
02/09/2021
02/09/2021
30/08/2021

Fernanda da Rocha Brando Fernandez
02/09/2021
02/09/2021
02/09/2021
30/08/2021



Mostrar, a partir do estudo de alguns episódios históricos da biologia aspectos relacionados à natureza da ciência. Discutir os aspectos filosóficos do conhecimento biológico de acordo com a visão de vários pensadores. Chamar a atenção para os processos que envolvem a passagem do pensamento visto como uma ferramenta a ser colocada em uso para o conhecimento como algo a ser ensinado e compreendido.


O estudo de episódios históricos e as discussões metodológicas e epistemológicas a eles relacionadas podem propiciar um melhor entendimento da ciência atual, da dinâmica do pensamento científico e consistir em uma ferramenta útil para o ensino de ciências. O conhecimento sobre a transposição didática permite a obtenção de melhores resultados no processo ensino-aprendizagem.


Análise de alguns episódios históricos selecionados relacionados Biologia. A visão de Mayr, Salthe, Bachelard e Pierce sobre o conhecimento biológico. A transposição didática de acordo com Chevallard.


ACOT, Pascal. Histoire de l’ écologie. Paris: PUF, 1988.
ALLCHIN, Douglas. Teaching the nature of science. Perspectives and resources. Minnesota: Ships Education Press, 2003.
BACHELARD, Gaston A. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2010.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BELLINI, M. Epistemologia da biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 8 (218): 5-6, jan./abr. 2007.
BELON, Pierre. Les observations de plusiers singularitez et choses memorables, trouvées en Grece, Asie, Indée, Egypte, Arabie, 2 autres pays estranges, redigées en trois livres. Paris: G. Corrozet, 1553.
BOWLER, Peter. Fossils and progress. New York: Science History Publications, 1976.
BRANDO, F. R.; CALDEIRA, A. M. A. Análise biossemiótica voltada para sistemas ecológicos. Filosofia e História da Biologia, 2: , 2007.
CARMO, Viviane Arruda do. Episódios de história da biologia e o ensino de ciência: as contribuições de Alfred Russel Wallace. [Phd thesis]. São Paulo: USP, 2011.
CHEVALLARD, Yves. On didactic transposition theory: some introductory notes. Available in: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/On_Didactic_Transposition_Theory.pdf. Access: 06/10/2016.
COLE, F. J. A history of comparative anatomy. From Aristotle to eighteenth century. London: Macmillan, 1944.
CUVIER, Georges Dagobert, Baron de. Discours sur les revolutions du globe terrestre. Paris: Firmin Didot, 1861.
EL-HANI, Charbel Niño. Sistema triádico básico: um referencial heuristicamente fértil para o ensino de biologia. Pp. 1-6. In: Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 8, 2002, São Paulo. Coletânea. São Paulo: FE-USP/EDUSP, 2002.
EMMECHE, C.; EL-HANI, C. N. Definindo vida. Pp. p. 31-56. In: EL-HANI, C. N.; VIDEIRA, A. A. P. (Orgs.). O que é vida? Para entender a iologia do século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2000.
HALL, Thomas S. (Ed). A source book in animal biology. Cambridge: MA, Harvard University Press, 1970.
ABD-EL- KHALIK; BELL, Randy L.; EDERMAN, Norman G. The nature of science and instructional practice: making the unnatural natural. Available on: https://www.researchgate.net/profile/Fouad_Abd-El-Khalick/publication/234714643_The_Nature_of_Science_and_Instructional_Practice_Making_the_Unnatural_Natural/links/00b7d529619bd97d26000000.pdf. Access: 10/10/2016.
LEBRUN. G. Da ideia da epistemologia. In: A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. Episódios da história da evolução e o ensino de ciência: as contribuições de Lamarck. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC-Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2011. v. 1
MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira & BRITO, Ana Paula Pereira de Oliveira Morais. A História da Ciência e o ensino da Genética e Evolução no nível médio: um estudo de caso. Pp. 245-264. In: SILVA, Cibelle Celestino da (ed.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
MATTHEWS, Michael, R. Changing the focus: From Nature of Science to Features of Science. Pp. 3-26. In: KHINE, M. S. (Ed.). Advances in Nature of Science research. Dordrecht: Springer. Available on: http://www.bu.edu/hps-scied/files/2012/10/Matthews-HPS-Changing-the-Focus-From-Nature-of-Science-to-Features-of-Science.pdf. Access: 10/10/2016.
MAYR, Ernst. The growth of biological thought. Diversity, evolution and inheritance. Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University Press, 1982.
MAYR, Ernst. This is biology. The science of living world. Cambridge, MA: The Belknapp Press, 2001.
MAYR, E. Isto é biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MAYR, Ernst. What makes biology unique? Considerations on the autonomy of a scientific discipline. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica.LEITE, Marcelo (Trad.) São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MEGLHIORATTI, F. A.; ANDRADE, M. A. B. S.; BRANDO, F. R.; CALDEIRA, A. M. A. A compreensão de sistemas biológicos a partir de uma abordagem hierárquica: contribuições para a formação de pesquisadores. Filosofia e História da Biologia, 3: 119-138, 2008.
PAPAVERO, Nelson & LLORENTE-BOUSQUETS, Jorge (orgs.). Principia Taxonomica: una introducción a los fundamentos lógicos, filosóficos y metodológicos de las escuelas de taxonomía biológica. México (D. F.): Universidad Nacional Autónoma de México, 1994.
PAPAVERO, Nelson; TEIXEIRA, Dantes Martins; Llorente BOUSQUETS, Jorge. História da biogeografia no período pré-evolutivo. São Paulo: Plêiade/FAPESP, 1997.
PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1995.
SALTHE, S. Evolving hierarchical systems: their structure and representation. New York: Columbia University Press, 1985.
SALTHE, S. Summary of the principles of hierarchy theory, 2001.
SILVA FILHO, W. J. (ed.) Epistemologia e ensino de ciências. Salvador: Arcádia, 2002.
SILVEIRA, L. F. B. Curso de semiótica geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
WALLACE, Alfred Russel. The geographical distribution of animals: with a study of the relations of living and extinct faunas as elucidating the past changes of Earth surface. 2 vols. London Macmillan and Co., 1876.
WARMING, Eugen. Lagoa Santa. Trad. LÖFGREN, Alberto. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1973.


Leitura e discussão de textos, apresentação de seminário, produção de pequenos textos e sequências didáticas.


Nome da Linha de Pesquisa: História, Filosofia e Ensino de Evolução e Biologia

Breve Descrição da Linha de Pesquisa: (máximo 3 linhas):
Estudos sobre a construção do conhecimento em biologia comparada focando a evolução e ecologia; estudos sobre os processos educativos em biologia nos diferentes níveis e espaços de ensino e aprendizagem.

Vorherige Seite